Estrutura

Estrutura

As crianças são naturalmente curiosas e ativas, mas para que o processo de desenvolvimento aconteça de maneira positiva, é preciso um ambiente favorável para se expressarem. São 253mil m2 de área total (Cartório de Imóveis São José Livro 3/L Fl. 268 sob o nº 9708) e 4977,7500 de área construída (Fonte: Espelho de cadastro Imobiliário PMSJ – IPTU).

Temos 7 blocos térreos que dispõem 19 salas para atividades com crianças, adequadas com rampas, corrimões, banheiros infantis incluindo 2 adaptados, 3 refeitórios e 1 lavanderia. O setor administrativo mais os setores de saúde e coordenações somam 16 salas. As crianças fazem uso de 5 playgrounds projetados para diferentes idades, 3 casinhas de boneca, 2 quiosques de leitura e vários recantos de sombra ou luz solar com árvores frutíferas.

Diretoria

Presidente: Marly Ziliotto Gomes                 Vice-Presidente: João Moacir Will
Superintendente Geral:
Cléa Duarte Raitz

1ª Secretária: Kátia Joaquina Dabela de Alcântara
2ª Secretária:
Marileia Reis de Oliveira

1ª Tesoureiro: Mário César Peres
2ª Tesoureira: Ivanir Maria Koerich.

Conselho Fiscal

Titulares:
Elias Fernandes Eufrasio
Jorge Muller
José Silvestre Pavoni

Suplentes:
José Roberto da Silva
Rafael Stahelin Hames
Valter Vieira da Silva.

Auditoria

Beatriz Ferraz,  psicóloga, doutora em Educação pela USP, com especialização em Liderança em Políticas para a Primeira Infância pela Harvard University. É diretora da Escola de Educadores, Consultora de Projetos Educacionais do investimento social do Banco Itaú BBA e do Banco Mundial.

Marcos Molinari, engenheiro, administrador, gestor administrativo de projetos FIESC e desenvolvimento de novos negócios, diretor proprietário da Imagine Conhecer – Consultoria de Gerenciamento.

Vinícius de Matos, diretor presidente da Matos Auditores Independentes, Auditoria, Gestão Administrativa, Financeira e Operacional.

Mosimann e Horn Advogados Associados, como assessor jurídico.

Captação de Recursos

Patricia Lima de Mendonça Burin, Pedagoga, Psicóloga, Especialista em educação e psicologia. Autora da obra: MENDONÇA, Patricia. Bastidores de escola: Relatos e reflexões de uma professora. Ctba: CRV, 2016.

Comunicação

O Educandário Santa Catarina tem investido em comunicação interna e externa, principalmente a partir de 2019, pois entende que é uma ferramenta importante de divulgação da Instituição, de comunicação com as famílias e de captação de recursos. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas a evolução se mostra concreta e progressiva.

A Instituição conta com parceiros voluntários na produção de materiais impressos, banners, impressões gráficas e divulgação na imprensa de festas, projetos e pedidos de ajuda à sociedade catarinense por conta de alguma necessidade emergencial. Com a aprovação do primeiro Projeto da Instituição inscrito na Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), do Ministério da Cidadania, “Oficinas do Educandário Santa Catarina: Transformando Realidades”, foram contempladas as oficinas de música, dança, capoeira e fotografia, para as quais foi contratado serviço jornalístico para realizar a assessoria de imprensa destas modalidades durante o ano de 2019, divulgando ações específicas do Projeto e também pela produção e gestão de conteúdo da rede social Facebook. Esse conjunto de ações sincronizou e qualificou a comunicação da entidade. O objetivo é que esse serviço seja expandido para todas as áreas da instituição a partir de 2021.

Um novo site foi desenvolvido e agora as informações estão organizadas e atualizadas, por exemplo, apresentando relatórios anuais da entidade, tal como por meio do Portal Transparência, onde se pode constatar a movimentação financeira da entidade.

As mídias sociais (Facebook e Instagram) passaram por ajustes no formato e na linguagem – e agora são atualizadas frequentemente. Ambas as redes se tornaram um canal ativo de informação sobre avisos, instruções de saúde, compartilhamento de saberes educativos, divulgação de projetos e rotina de atividades infantis, de comunicação geral com as famílias, crianças, colaboradores, parceiros, empresários e a sociedade em geral.

Em 2021 implantado o sistema de agenda virtual ClipEscola, tornou mais eficiente a comunicação com as famílias das crianças atendidas, mais ética, veloz e protocolar, onde são registrados pelas professoras os eventos diários vividos pelas crianças durante a estada na creche, em que os pais podem enviar mensagens diretas para qualquer dos setores institucionais.

O serviço de telemarketing ganhou formato e estrutura, desempenhando papel específico no cadastramento do Projeto Amigo Contribuinte. Participe você também e estaremos juntos nessa transformação de realidades!

O fato é que todas essas ações simultâneas geraram uma melhora na comunicação geral e, consequentemente, na percepção dos jornalistas, pais, parceiros e dos próprios colaboradores.