Pedagogia e Estrutura

NOSSA PEDAGOGIA

A primeira infância é determinante para o desenvolvimento humano e prioridade para o Educandário. 

A educação é libertadora, viabiliza melhores possibilidades para a criança, seus familiares e a sociedade futura.

O desenvolvimento na educação infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo no qual as crianças estão inseridas, bem como do afeto e dos estímulos dos seus cuidadores.

Oferecer diferentes materiais para as crianças é uma maneira de ampliar as possibilidades de expressão e contemplar as inúmeras linguagens que surgem diante das propostas pedagógicas. Nossos professores são capacitados e o espaço é diferenciado, com salas amplas, claras e ventiladas. Dispomos de um teatro coberto para eventos e área externa com casinhas na árvore, vários recantos e pequenas florestas. Esse contato com a natureza abundante é motivo de grande alegria para as crianças.

Nossa metodologia é baseada no respeito à criança, a partir do respeito ao tempo, espaço e autonomia. Os profissionais transmitem confiança e afeto nos processos de investigação e descoberta das crianças. Nossa abordagem é originalmente socioconstrutivista, atualmente inspirada pela teoria da médica húngara Emmi Pikler e na filosofia educacional da cidade italiana Reggio Emília.

O Educandário Santa Catarina busca constantemente a qualidade educacional e desempenha com responsabilidade o caminhar da autonomia na infância na faixa etária entre 01 e 05 anos. O ensino da instituição está em conformidade a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Estrutura

As crianças são naturalmente curiosas e ativas, mas para que o processo de desenvolvimento aconteça de maneira positiva, é preciso um ambiente favorável para se expressarem. São 253mil m2 de área total (Cartório de Imóveis São José Livro 3/L Fl. 268 sob o nº 9708) e 4977,7500 de área construída (Fonte: Espelho de cadastro Imobiliário PMSJ – IPTU).

Temos 7 blocos térreos que dispõem 19 salas para atividades com crianças, adequadas com rampas, corrimões, banheiros infantis incluindo 2 adaptados, 3 refeitórios e 1 lavanderia. O setor administrativo mais os setores de saúde e coordenações somam 16 salas. As crianças fazem uso de 5 playgrounds projetados para diferentes idades, 3 casinhas de boneca, 2 quiosques de leitura e vários recantos de sombra ou luz solar com árvores frutíferas.