A Oficina de Capoeira você conhece, mas e a história da Capoeira?

A Oficina de Capoeira você conhece, mas e a história da Capoeira?

5 de agosto de 2019 Blog 0

A Capoeira é uma expressão cultural que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. A origem da capoeira vem desde a escravidão no Brasil, quando os negros foram trazidos da África para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, fazendas de café, roças ou casas dos senhores. A capoeira era uma forma de luta e de resistência e durante muito tempo foi proibida no país.

Isso porque a Abolição da Escravatura, em 1888, libertou os negros, mas muitos não tinham para onde ir e acabaram na marginalidade. A Capoeira então passou a ser mal vista pela sociedade da época. Contudo, no início dos anos 1930, a Capoeira passou a ser reconhecida como uma expressão cultural e ganhou espaço entre adultos e crianças.

O ritmo para jogar Capoeira é marcado pelo atabaque, pelo berimbau e pelo agogô. Dois parceiros, de acordo com o toque do berimbau, executam movimentos de ataque, defesa e esquiva. Eles simulam uma luta. Para jogar capoeira é preciso habilidade e força, além de integração e respeito entre os parceiros.

A Oficina de Capoeira do Educandário Santa Catarina visa estimular as crianças e os adolescentes à prática da Capoeira como instrumento para aprimorar a formação física e cultural, bem como criar relações, fortalecer vínculos e a superar dificuldades.

“São colocadas na roda as cantigas típicas de roda da Capoeira como a Maculelê, a Paranauê e a Marinheiro Só. As sequências dos movimentos, tais como a ginga, a queixada, o martelo, a armada, a meia lua de frente, a meia lua de compasso, são algumas das combinações na hora de jogar a capoeira”, explica o Mestre Senzala.

Para o Mestre Senzala, o objetivo da Oficina é transformar as crianças em cidadãos e promover o respeito. “A capoeira vai além do esporte, da dança e da expressão cultural. Ela é uma importante ferramenta de inclusão e de transformação social. Sem contar que, claro, as crianças se divertem muito durante as aulas”, completa.

Vale lembrar que no dia 8 de novembro o Educandário Santa Catarina recebe o Encontro Nacional de Capoeira, que traz mestres de todo o Brasil. Na ocasião são feitas as trocas de corda, que marcam a evolução do nível de aprendizado na capoeira.