Conheça os benefícios da dança na educação infantil

Conheça os benefícios da dança na educação infantil

13 de setembro de 2019 Blog 0

Desde bebês, as crianças se expressam com uma série de movimentos ao ouvir uma música. Aos poucos entendem que esses movimentos (de pernas, braços, giros e palmas) é a dança. Além de ser uma demonstração de alegria dos pequenos, a dança tem um alcance ainda mais importante, que é o de contribuir com o desenvolvimento físico e psico.

A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço e melhora na sua integração social. Como em toda a atividade física, o cérebro libera serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando aspectos como o humor e o sono, além de auxiliar na perda de peso, no equilíbrio e no aperfeiçoamento da resistência física.

“No Educandário SC a Oficina de Dança existe há mais de sete anos e a cada ano que passa o número de crianças inscritas só aumenta. São meninos e meninas dispostos a se divertir, aprender e a se relacionar uns com os outros. Aqui, entendemos que as crianças podem ter mais ou menos habilidade e auxiliamos no desenvolvimento corporal e social de cada uma”, explica a oficineira Amanda Zanetta.

Estimular as crianças a praticarem algum tipo de atividade física, a se movimentarem, é uma preocupação dos tempos atuais. Isso porque estudos feitos no Brasil estimam que cerca de 24% das crianças brasileiras chegam ao ensino fundamental (quando têm por volta de 6 ou 7 anos) com algum grau de atraso no desenvolvimento motor.

Não há um estudo conclusivo sobre as razões, mas supõe-se que seja o resultado das crianças que passam muito tempo sentadas diante de telas. “As crianças, desde bebês, já são apresentadas aos desenhos da televisão, celulares e tablets. Esses estímulos visuais, quando em excesso, podem inibir os estímulos motores, já que a maioria das crianças fica ‘enfeitiçada’ diante dos aparelhos eletrônicos”, alerta a oficineira Mariana Bleyer de Faria.

Por isso, papais, levem as crianças para brincar no parque, na rua, na pracinha, no jardim de casa. Estimulem os movimentos dos seus filhos e deixem que eles gastem energia. Dancem com seus filhos e aproveitem esses momentos para fortalecer os vínculos entre vocês.