Educandário Santa Catarina

história

1936

Internato

Em 12 de dezembro de 1936, foi formada em Santa Catarina a Federação de Assistência aos Lázaros, com a presença do Governador do Estado Sr. Nereu de Oliveira Ramos e a Presidente da Federação de Assistência aos Lázaros, Sra. Eunice Weaver.

1961

Presidente do Educandário Sra. Madalena Moura Ferro com o Governador eleito de Santa Catarina, Sr. Celso Ramos, comemorando sua posse junto as crianças na instituição.

1979

Educação Infantil e
Educação Complementar

Com o avanço da ciência, o Mal de Hansen já pode ser tratado em casa sem o trauma da separação familiar, O Educandário passou a oferecer Educação Infantil e Educação Complementar.

Denominado Educandário Santa Catarina, a instituição teve em seus objetivos iniciais dar ao hanseniano assistência mais humana e às crianças nascidas com o estigma, saúde, assistência e atenção.

O Educandário Santa Catarina é uma entidade privada e sem fins lucrativos de caráter educacional e assistencial, que atualmente atende gratuitamente 540 crianças. Destas, 380 com idade entre 12 meses e 6 anos, em período integral na Educação Infantil, e 100, de 6 a 14 anos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no contraturno escolar.

As crianças, bem como suas famílias, pertencem às camadas populares do município de São José (SC) e são atendidas por se encontrarem em situação de vulnerabilidade e risco social. A instituição conta com uma diretoria voluntária e uma equipe técnica composta por 85 colaboradores.

As crianças frequentam a instituição diariamente das 7h30min às 17h30min e recebem quatro refeições diárias, atendimento social, pedagógico e de saúde. Além de atuar na defesa dos direitos sociais e na transformação social do público atendido, a instituição também desenvolve atividades de cultura e arte, por meio de projetos, oficinas e campanhas específicas.

Missão

Prestar serviço de assistência social, educação infantil e educação complementar a crianças da Grande Florianópolis, oferecendo espaço diferenciado e aprimorando a qualidade das relações, por meio de um trabalho humanizado.

Visão

Ser reconhecido pela excelência dos serviços prestados na área da criança e na valorização dos seus colaboradores e parceiros.

Vídeo Institucional do Educandário Santa Catarina

Vídeo comemorativo sobre os 80 anos do Educandário Santa Catarina, realizado em 2016.